Igreja Episcopal da Escócia aprova casamento gay

A Igreja Episcopal da Escócia decidiu na última semana, reconhecer e oficializar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A medida foi aprovada pela maioria do sínodo interno e coloca os religiosos escoceses em confronto direto com o restante da Comunhão Anglicana.

As igrejas anglicanas de todo o mundo estão fortemente relacionadas com a conservadora Igreja da Inglaterra e com o arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Esse grupo defende a cláusula que define o casamento como a união exclusiva entre homem e mulher. Eles acreditam que a lei é originária da Bíblia Sagrada.

Algo semelhante foi realizado pela Igreja Episcopal dos Estados Unidos que, ao liberar os casamentos homossexuais, gerou uma ruptura permanente com a Comunhão Anglicana, que a expulsou dos seus órgãos.

Reverendo doutor John Armes, bispo da Igreja Episcopal da Escócia, declarou-se feliz “pelos casais que agora podem ter suas relações reconhecidas pela Igreja e abençoadas por Deus”.

Ele também disse estar satisfeito pelo significado que a ação representou para a Igreja e pela maneira que tudo foi conduzido.

Mesmo sendo favorável a medida, o reverendo reconheceu a insatisfação que ela provocou em muitos fiéis. “Mas obviamente qualquer mudança como essa também cria dor e feridas em algumas pessoas, então, como um bispo da Igreja, eu sinto por elas”, concluiu.

As partes mais “liberais” do clero e dos fiéis comemoraram a votação favorável. Porém, a Igreja Anglicana da Escócia pode sofrer graves consequências, já que a lei canônica foi alterada com a exclusão da cláusula que rege o casamento heterossexual.

Turismo religioso pode aumentar

A decisão desta quinta, a primeira de uma igreja do Reino Unido, foi votada pelas sete dioceses escocesas, sendo que apenas a que une Aberdeen e as ilhas Orkney votou contra, e prevê que um religioso pode se recusar, por exemplo, a realizar uma cerimônia.

Mesmo assim acredita-se que a Escócia se tornará um destino bastante procurado para casais de gays e lésbicas de fé anglicana, principalmente provenientes do Reino Unido e de outros países da Europa.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/igreja-episcopal-da-escocia-aprova-casamento-gay/

Tags: igreja, gay, aprova